terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cosme e Damião

O que o novo convertido precisa saber.


Quando estudamos sobre a crença popular de Cosme e Damião, descobrimos o quanto o inferno e o espírito do engano quer que sejamos ignorantes sobre esse assunto.



Dizer simplesmente que não podemos comer doces oferecidos a essas entidades, porque desagrada ao Senhor, basicamente é a resposta e orientação que muitos fazem ao novo convertido, e realmente temos a base para isso, que encontra-se no decálogo, em Êxodo 20, ao referir-se a um dos mandamentos: não terás outros deuses diante de ti..."



Porém a história desses dois irmãos gêmeos é muito interessante. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio, nasceram na Arábia, no terceiro século, depois de Cristo, seus pais eram cristãos.



Estudaram na Síria e se tornaram médicos, praticando a medicina em Egéia na Ásia Menor. Eram cristãos e cuidavam dos enfermos e oravam em nome do Senhor, e os enfermos eram curados, e muitos milagres aconteciam.

Eles não adoravam a ídolos e nem tampouco se exaltavam. Trabalhavam de graça e eram chamados anargiros, por serem inimigos da ganância e de receber algo em troca por cuidarem de enfermos.



Diocleciano, imperador romano tinha ódio dos cristãos por eles não adorarem os ídolos romanos e esses irmãos gêmeos também não se prostraram, e porque pregavam um único Senhor chamado Jesus Cristo, não se renderam aos deuses do panteão romano, foram perseguidos e degolados, mortos então em 283 d.C.



Após algum tempo as pessoas começaram a mitificar esses dois irmãos, fazendo uma releitura de sua história de mártires cristãos para uma história da mitologia grega, que conta a história de dois filhos de Zeus, Castor e Pólux, e atribuíram aos dois irmãos Acta e Passio a analogia dos filhos de zeus, confundindo as pessoas e com espírito do erro levando-as a adorar esses dois como entidades de poder e solução de problemas.



Na tradição afro-brasileira, Cosme e Damião são entidades protetoras, e por isso, ensinam as pessoas a entregarem as suas obrigações a estas entidades que paralelamente arremete para ibeji, que são protetores, espíritos que trabalham com características de criança, de proteção.



Entregando doces guloseimas para eles os pedidos serão respondidos mais rápidos. Cosme significa "enfeitado" e Damião "tranqüilo".



É importante saber que verdadeiramente esses dois irmãos que viveram naquele século seguiam a Jesus Cristo, sendo cristãos verdadeiros, morreram por não adorarem imagens e não concordavam com entrega de obrigação, promessas para entidades, e não reconheciam essas práticas como certas, mas seguiam a Jesus Cristo publicamente, e nunca incentivaram as práticas de hoje.



Toda a pessoa que está nova na fé deve ser ensinada por seu discipulador que toda a promessa que fizeram a entidades, inclusive a estas chamadas Cosme e Damião são enganos e espíritos malignos, é necessário renegar com sua própria boca, com seus lábios, pedir perdão e se arrepender pelos anos nas trevas e quebrar todo o relacionamento com esse evento de comer doces consagrados neste dia. É necessário romper com tudo isso, desfazer toda a ligação e pedir que o Senhor Jesus tome a frente e seja o Único Senhor e salvador, a quem entregamos os nossos louvores e adoração.



Aqueles que prometeram entregar doces para crianças e para as entidades na praça, durante sete anos, e nesse ínterim vieram para Cristo, devem pedir perdão ao Senhor e se arrepender da práticas para demônios e renegar, rejeitar, desligar em Nome de Jesus Cristo, e todo esse mal será cancelado.




Deus abençoe você!